​​​​​​Criado por ocasião do IV Centenário da Cidade de São Paulo e fruto de acordo entre a Universidade de São Paulo e o Instituto de Alta Cultura (atual Instituto Camões), o CENTRO DE ESTUDOS DAS LITERATURAS E CULTURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (CELP) fundado em 13 de setembro de 1954 constitui o mais antigo Centro da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Inicialmente nomeado Instituto, deve sua existência ao empenho do Professor Antônio Soares Amora ao obter a doação do acervo sobre a Cultura Portuguesa que serviria à Exposição Comemorativa do IV Centenário de São Paulo.

O IEP (Instituto de Estudos Portugueses) foi importante no ensino e divulgação da Literatura Portuguesa na USP e no Brasil, pois outras universidades brasileiras (em Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte) o tomaram por modelo. Mais tarde, passou a se chamar CEP (Centro de Estudos Portugueses) e, a partir de 2007, o nome foi alterado para CELP - Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa englobando as literaturas de língua portuguesa.

O Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa reúne pesquisadores da USP e de outras universidades nacionais e estrangeiras, viabilizando projetos de investigação, eventos acadêmicos e publicações cientificas, difundindo conhecimentos sobre países e comunidades que falam o português, tudo isso a partir de uma perspectiva interartística, intercultural e transdisciplinar, de maneira a abrigar o mundo das literaturas e da culturas de língua portuguesa, suas intersecções históricas com a brasileira e os diálogos que estabelecem com outras artes, outras culturas e outros saberes.