Lançamento de livro – Travessias imaginárias: literaturas de língua portuguesa em nova perspectiva (264 páginas, ISBN 978-65-86111-27-9)

Organizada por Mirna Queiroz, a obra apresenta de forma consistente um panorama crítico do que há de mais significativo na literatura de língua portuguesa. Com linguagem ensaística, o livro busca promover o diálogo dentro da própria comunidade de países de língua portuguesa e contribuir para a reflexão sobre aspectos narrativos de determinado conjunto de obras, sejam experimentais ou mais afeitos à tradição, sobre tendências temáticas, imbricações estéticas e ideológicas e ainda sobre relações de proximidade ou negação entre escritores.

Quando: 14 de novembro, sábado, às 12h30, após a Mesa Educação em Terras Indígenas, neste link. Convidados: Mirna Queiroz (organizadora), Clara Rowland e Sabrina Sedlmayer. Mediação: Francis Manzoni.

Sobre a organizadora do livro: Mirna Queiroz é, além de jornalista, mestre em Estudos Culturais pela EACH-USP, autora da dissertação "Retratos do livro digital: crítica, imprensa e novas perspectivas", disponível no portal a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. É fundadora e editora executiva da Revista Pessoa, publicação eletrônica muito conhecida entre os pesquisadores das literaturas de língua portuguesa e uma das revistas sobre literatura mais lidas em vários países. Tem importante atuação em trabalhos editoriais e no universo da produção cultural ligada à literatura contemporânea escrita originalmente em língua portuguesa.

O livro aqui apresentado, organizado pela professora permanente do PPGLetras/UFC Ana Márcia Alves Siqueira e pelo professor da UFC José Carlo Siqueira, constitui a concretização de pesquisas e discussões, realizadas ao longo de dois anos, acerca de A relíquia e O mandarim, de Eça de Queirós, promovidas pelo Grupo Eça, registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico — CNPq. Fundado em 2003, o grupo cresceu com a participação de alunos de graduação e pós-graduação da Universidade de São Paulo e, a partir de 2013, tornou-se interinstitucional contando com a participação de professores e pesquisadores de diversas universidades brasileiras e realidades acadêmicas, como o PPGLetras/UFC.

Editores: Raquel Menezes e Luís Maffei
Arte: Julio Batista