Portugal e o Oriente

Resultado da dissertação de mestrado (2013) e tese de doutorado (2020), sob a orientação da Profa. Doutora Fátima Bueno, que assina o prefácio e do Prof. Doutor Hélder Garmes, que escreveu uma das orelhas do livro, este livro apresenta, de forma reunida, revisada e atualizada, nove anos de pesquisas reali­zadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH/USP, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A obra investiga as várias formas como o Oriente (mais especificamente, o Extremo Oriente) foi representado em textos de quatro significativos nomes do século XIX português: Antero de Quental (1842-1891), Camilo Castelo Branco (1825-1890), Eça de Queirós (1845-1900) e Manuel Pinheiro Chagas (1842-1894). O estudo não se restringe às ficções e poemas dos nomes escolhidos, mas se debruça também sobre textos de outros gêneros, como crônicas jornalísticas, textos historiográficos ou correspondências pessoais.

Por meio de um recorte amplo, que abarca escritos de diversos momentos de suas carreiras intelectuais, este livro busca apresentar aproximações e afastamentos; mudanças e permanências nas imagens orientais dessas figuras que gozavam de grande popularidade entre o público leitor de Portugal (e do Brasil) e, portanto, formavam opiniões. Por meio de análises – a um tempo autônomas e complementares – de como Índia, China, Japão, Tailândia e outras nações asiáticas, seus povos e suas culturas foram representados por esses significativos nomes da intelectualidade portuguesa oitocentista, os capítulos que compõem a obra se fazem de interesse tanto àqueles leitores (iniciados e iniciantes) atraídos pelo tema do Orientalismo (e correlatos) quanto àqueles cuja curiosidade recai apenas em um dos escritores aqui estudados.

A versão impressa do livro se encontra disponível para compra. Em breve, também estará disponível em formato digital


​​​​​​​​​​​​​​Sobre o autor: José Carvalho Vanzelli realiza Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras (Estudos Literários) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) e Bacharel em Letras (Português e Japonês) pela mesma instituição. É um dos organizadores das coletâneas: A obra de Eça de Queirós por leitores brasileiros (2015); Estudos Brasileiros na Ásia: língua, literatura e cultura (2017); e Literatura Portuguesa Contemporânea: entre ficções e poéticas (2020). É pesquisador participante dos grupos de pesquisa Colonialismo e Pós-colonialismo em Português (USP), Grupo Eça (USP), Diálogos com a Literatura Portuguesa (UFPR) e Cenáculo: fluxos e afluxos da Geração de 70 (UEL). Lecionou na Hankuk University of Foreign Studies (HUFS), Coreia do Sul, atuando na graduação em Estudos Brasileiros. Participou do Programa Especial de Língua e Cultura Japonesa na Soka University, Hachioji, Tóquio, Japão. Tem experiência tanto na área de Estudos Literários quanto de Português como Língua Adicional (PLA). Suas pesquisas centram-se principalmente nos temas: Oriente e orientalismos nas literaturas de língua portuguesa; literatura comparada; alteridade; intertextualidade; e diálogos da literatura com outras artes e outras ciências humanas.

​​​​​​​​​​​​​​