Pedro Schacht Pereira é professor associado de Estudos Portugueses, Lusófonos e Ibéricos na Ohio State University nos EUA, onde foi co-responsável pela criação, em 2012, do novo programa de doutoramento em Estudos do Mundo de Língua Portuguesa. É licenciado em filosofia pela Universidade de Coimbra (1993) e doutorado em Estudos Portugueses e Brasileiros pela Brown University (EUA, 2005).

Leciona cursos de licenciatura e pós-graduação nas áreas das literaturas portuguesa e brasileira, com ênfase nos séculos XIX, XX e XXI. O seu trabalho de investigação atual centra-se no estudo das origens luso-brasileiras do discurso lusotropicalista, e da relação entre a problemática da escravatura e da sua abolição com a formação do cânone literário português no século XIX, numa perspetiva pós-colonial. Tem também trabalhado sobre o orientalismo português no século XIX, a emergência dos Estudos Ibéricos no contexto norte-americano, e a temática do sublime africano na obra de Eça de Queirós. É membro de diversos grupos internacionais de pesquisa colaborativa.

Atividade gratuita e aberta aos interessados no tema, e as inscrições podem ser feitas até o dia do evento. Haverá emissão de certificado válido também para as AACC aos ouvintes. 

Organizador:   Grupo de Pesquisa Colonialismo e Pós-Colonialismo em Português (PPGECLLP)
Realização:     Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa

                        Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa

 


Preencha o formulário de inscrição. Agradecemos a sua presença. Caso tenha algum impedimento, escreva um e-mail (celp@usp.br) informando sua desistência da participação no evento. 

Aos participantes, será fornecido certificado válido também para as AACC.