Com o intuito de alavancar os estudos acadêmicos sobre o criador de O Senhor dos Anéis no Brasil, o Serviço de Cultura e Extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP) promove um curso de difusão dos estudos tolkienianos no mês de agosto e início de setembro. A proposta contará com um time altamente gabaritado de tolkienistas nacionais, desde os estritamente acadêmicos aos mais midiáticos.


O curso “A Subcriação de Mundos – estudos sobre a literatura de J.R.R. Tolkien” visa o aprofundamento dos estudos sobre Tolkien, mostrando suas referências em textos antigos e contemporâneos; sua composição narrativa, envolvendo épica, novelas de cavalaria e romance; seu entendimento sobre mito, fantasia e contos de fadas; além de trazer discussões sobre temas atuais como o diálogo de suas obras com as massas e o papel da mulher na literatura e na sociedade.

Na matéria “Tolkien e suas referências” (04/08), ministrada pelo Professor Dr. Diego Klautau (FEI-SP), veremos como as obras do legendário de Tolkien conversa com diversas obras, sejam acadêmicas, mitológicas, filosóficas, teológicas, entre outras. Em “Tolkien Hoje” (11/08), Cesar Machado e Sérgio Ramos, do canal do YouTube Tolkien Talk, falarão sobre o diálogo entre o universo tolkieniano e as massas – sejam leitores dedicados da obra do Professor de Oxford, sejam expectadores ou usuários de suas adaptações literárias. Na disciplina “A composição narrativa nas obras tolkienianas” (18/08), o Prof. Dr. Cido Rossi e o Prof. Me. Stéfano Stainle falarão sobre a composição narrativa das obras do legendário de Tolkien, sua conversa com a épica clássica e medieval e o romance, além das novelas de cavalaria e os contos de fadas.

Reinaldo José Lopes e Ronald Kyrmse, ambos tradutores das novas edições das obras de J.R.R. Tolkien pela HarperCollins Brasil, falarão sobre “A mythopoeia e a fantasia no legendário tolkieniano” (25/08), discutindo sobre o coração do curso: Tolkien como o fabricador de mitos. Para concluir, teremos “O feminino em Tolkien” (01º/09), em que Cristina Casagrande discutirá sobre a presença das personagens femininas no legendário e quais são suas implicações sobre a figura da mulher na sociedade.

O curso é coordenado pela Professora Doutora Maria Zilda da Cunha, líder do Grupo de Pesquisa de Produções Culturais e Literárias para Crianças e Jovens (CNPq) da Faculdade de Letras da USP (FFLCH-USP) e conta com a organização de Cristina Casagrande de Figueiredo Semmelmann, Diego Genu Klautau.

 

Coordenação: Profa. Dra. Maria Zilda da Cunha.

Organização: Cristina Casagrande de Figueiredo Semmelmann (USP), Diego Genu Klautau (FEI-SP).

Arte: Lucas Gonçalves (Mackenzie-SP).

 

Público-alvo: Estudantes e profissionais de letras, comunicação e ciências humanas.

 

Datas (aos sábados, das 10h às 13h):

• 04/08/2018 – Tolkien e suas referências, com Diego Klautau (Das 10h às 13h).

• 11/08/2018 – Tolkien hoje, com Cesar Machado e Sérgio Ramos (Das 10h às 13h).

• 18/08/2018 – A composição narrativa nas obras tolkienianas, com Cido Rossi e Stéfano Stainle (Das 10h às 13h).

• 25/08/2018 – A mythopoeia e a fantasia no legendário tolkieniano, Reinaldo José Lopes e Ronald Kyrmse (Das 10h às 13h).

• 01/09/2018 – O feminino em Tolkien, com Cristina Casagrande (Das 10h às 13h).



Local:

Prédio de Letras da USP. Sala102.

Avenida Professor Luciano Gualberto, 403, Butantã, São Paulo – SP.



Valor:

Curso gratuito. Limite de 100 vagas. Certificado para 75% de presença. 

 

Matrícula e mais informações:

http://sce.fflch.usp.br/node/2605

 

Evento Facebook: https://goo.gl/82Edr2

 

Sobre J. R. R. Tolkien

O britânico John Ronald Reuel Tolkien (1892–1973), lutou na Batalha do Somme, na Primeira Guerra Mundial, e trabalhou como filólogo e professor universitário na Universidade de Oxford, Inglaterra. Casou-se com Edith Bratt, em 1913, com quem teve quatro filhos.

J. R. R. Tolkien é autor das obras de fantasia O Hobbit e O Senhor dos Anéis e de outras como O Silmarillion e Contos Inacabados, editadas pelo seu filho Christopher Tolkien.

 

Sobre o Grupo de Pesquisa de Produções Literárias Culturais para Crianças e Jovens (PLCCJ – FFFLCH/USP)

 

O Grupo de Pesquisa de Produções Literárias Culturais para Crianças e Jovens (PLCCJ–FFFLCH/USP), coordenado pela Professora Dra. Maria Zilda da Cunha, homologado e certificado pelo CNPq, conta com mais de 30 pesquisadores doutores, jornalistas, editores, roteiristas, professores e técnicos de educação e de arte e tecnologia. Esse grupo investiga de uma perspectiva interdisciplinar produções literárias para crianças e jovens e seus diálogos intertextuais, considerando a relação que estabelecem com a cultura, com a história e a interação social.

 

Coordenação

 

Sobre a Professora Dr.a Maria Zilda da Cunha

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Sra. do Patrocínio (1977), graduação em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (1973), em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), pós-graduação em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapiense (1989), especialização em Psicomotricidade pelo Instituto GAE (1991), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Letras (Est. Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente, é professora doutora da Universidade de São Paulo, onde coordena o Grupo de Pesquisa de Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens (GPPLCCJ-CNPq).

Sobre Cristina Casagrande de Figueiredo Semmelmann (USP)

É formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e Letras pela Universidade de São Paulo (Português e Francês). Em 2017, defendeu a dissertação Em Boa Companhia – a amizade em O Senhor dos Anéis, em vias de publicação pela editora Martin Claret. Atualmente é doutoranda em estudos comparados de literaturas em que dá prosseguimento aos estudos tolkienianos, numa perspectiva sobre ética e o estudos do imaginário.

 

Sobre Diego Genu Klautau (FEI-SP)

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), mestrado (“O Bem e o Mal na Terra-Média – A filosofia de Santo Agostinho em O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien como crítica à modernidade”) em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado (“Paidéia Mitopoética: A educação em Tolkien”) em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Realizou estágio de Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Católica (2014-2015). Atualmente é professor do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI). Tem experiência na área de História, Sociologia e Filosofia, com ênfase em Ciências da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: cristianismo, literatura, mitologia, ética e moral.

 

Ministrantes externos

 

Sobre Aparecido Donizete Rossi (Unesp)

Graduado em Letras (Português/Inglês) pela UNESP, Mestre em Estudos Literários pela mesma universidade (2006) e Doutor em Estudos Literários também pela UNESP Araraquara (2011). Atua em Letras, na área de Literaturas de Língua Inglesa, e desenvolve pesquisas principalmente sobre as Manifestações do Gótico na Ficção, as Vertentes do Fantástico na Ficção, a Vida e a Obra de Kate Chopin, Desconstrução e Psicanálise.

 

Sobre Cesar Augusto Machado (Mackenzie-SP)

Publicitário com especialização em marketing na Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 13 anos com publicidade e eventos. Cofundador e apresentador do canal do YouTube Tolkien Talk. Produziu diversos de vídeos e escreveu alguns ensaios sobre o universo tolkieniano, tendo destaque para as análises de adaptações fílmicas e outras mídias e criaturas fantásticas.

 

Sobre João Sérgio Aguiar Ramos (Unifor-CE)

Formado em Direito com especializações em Direito e Processos Administrativos e Direito e Processos Tributários, trabalha como servidor público federal. É fundador e apresentador do canal do YouTube Tolkien Talk e membro da Tolkien Society. Escreve e traduz textos sobre o universo tolkieniano, com destaque para o artigo “A Forma Física de Sauron”.

 

Sobre Reinaldo José Lopes (USP)

 É jornalista de ciência na Folha de S.Paulo e cocriador do site Valinor, dedicado a estudos tolkienianos. Seu trabalho acadêmico concentra-se na análise da obra de ficção de J.R.R. Tolkien sob o prisma da teoria da tradução (mestrado e doutorado). Atualmente é tradutor das novas edições da HarperCollins Brasil, com obras como A Queda de Gondolin, O Silmarillion e O Hobbit.

 

Sobre Ronald Eduard Kyrmse (Tolkien Society)

Membro da The Tolkien Society há quase 40 anos e do grupo linguístico Quendili, tendo artigos publicados em periódicos internacionais. Em 2003, publicou seu próprio livro Explicando Tolkien, em que desenvolveu a teoria da tridimensionalidade na obra do autor de fantasia. Colaborou muitos anos como consultor e tradutor das diversas obras de J.R.R. Tolkien pela Martins Fontes e WMF Martins Fontes, iniciando sua carreira na área com a tradução da biografia oficial do escritor, por Humphrey Carpenter – agora relançada pela HarperCollins Brasil (HCB). Hoje é tradutor de novas edições da HCB, dentre elas, Beren e Lúthien e O Senhor dos Anéis.

 

Sobre Stéfano Stainle (Unesp)

Graduado em Letras (Português/Inglês) pela UNICASTELO – Universidade Camilo Castelo Branco (2011), Mestre em Estudos Literários pela UNESP  em estudos tolkienianos, com a dissertação “Gandalf: a linha na agulha de Tolkien” (2016),  atualmente é doutorando na mesma área, com estudo sobre o gênero e a composição narrativa de J.R.R. Tolkien.