Mesa-redonda: "Gênero, sexualidade e literatura"
Professores convidados: 
Profª Drª Eliane Borges Berutti (UERJ/Puc-Rio)
Prof. Dr. Maximiliano Torres (UERJ)

Organizador: Prof. Dr. Mário César Lugarinho - Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa
Data: 28 de Setembro de 2016
Horário: das17h às 19h 
Local: Sala 102 Prédio de Letras
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cidade Universitária
Vagas: 110
Não é necessário se inscrever - os certificados, válidos também para as AACC´s, serão emitidos aos participantes mediante assinatura de lista de presença no dia do evento.

Saiba mais sobre os professores convidados:

Profª Drª Eliane Borges Berutti (UERJ/Puc-Rio)
Possui graduação em Licenciatura em Português Inglês pela Universidade Santa Úrsula (1975), mestrado em Letras Anglo Germânicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1997). Fez estágio de pós-doutoramento na New York University, na área de Queer Studies, de setembro de 2001 a julho de 2002. Foi sócia-fundadora da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH) e exerceu o cargo de primeiro secretário executivo no biênio 2004-2006. Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Queer Studies, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria queer, transgenders, sexualidade, literatura gay e lésbica. 
Leia o ensaio "Pomosexuals A Literatura Pós-Moderna das Minorias Sexuais", publicado na Revista SoLetras (n.1/2001), do Departamento de Letras da UERJ. 

Prof. Dr. Maximiliano Torres (UERJ)
Professor Adjunto de Teoria Literária e Literatura Brasileira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desenvolveu pesquisa de Pós-doutorado em Estudos Literários na Universidade Federal de Minas Gerais; possui Doutorado e Mestrado em Ciência da Literatura (Teoria Literária) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; é especialista em Literatura Infanto-Juvenil pela Universidade Federal Fluminense e graduou-se em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Suas pesquisas versam sobre as áreas de Teoria da Literatura e de Literaturas de Língua Portuguesa, com ênfase em crítica literária feminista, teorias feministas, estudos queer, gênero e ecofeminismo.
Leia a tese de doutorado "Literatura e Ecofeminismo: uma abordagem de 'A Força do Destino', de Nélida Piñon  e 'As Doze Cores do Vermelho', de Helena Parente Cunha", apresentada pelo professor Maximiliano em fevereiro de 2009. 

Sobre o organizador
Prof. Dr. Mário César Lugarinho
Professor Associado da Universidade de São Paulo na área de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. É bolsista de produtividade em pesquisa (nível 2) do CNPq, recebendo sucessivos apoios desde 2001. Possui graduação em Letras (1988) e especialização em Teoria Literária (1989) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado (1993) e doutorado (1997) em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Fez estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2002-2003) e no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa (2012-2013). Prestou concurso de Livre-docência, para a área de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2012). Foi Professor Associado do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, tendo atuado nas áreas de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (1994-2007). Com outros pesquisadores, fundou em junho de 2001 a Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH). Publicou três livros (Portugal, Brasil), vários artigos em revistas especializadas e capítulos de livros, no Brasil e no Exterior. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa, principalmente nos seguintes temas: Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, Estudos Pós-coloniais, Estudos Culturais e Estudos Queer.
Leia os artigos publicados pelo professor Lugarinho no portal Academia