A Professora Maria de Jesus Cabral é mestre em Literatura Francesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com uma tese sobre Saint-Exupéry (1997), Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Católica Portuguesa (2005), com a tese Mallarmé hors frontières, publicada nas edições Rodopi (N.Y), Maria de Jesus Cabral prosseguiu a sua investigação com um pós-doutoramento sobre o teatro simbolista português (de Eugénio de Castro a Fernando Pessoa) na Universidade de Coimbra e na Universidade de Anvers (Bélgica), entre 2007 e 2011.

Tendo leccionado na Universidade Católica e na Universidade de Coimbra, é atualmente Professora Auxiliar convidada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Os seus trabalhos incidem sobretudo na poética simbolista (Mallarmé, Maeterlinck, Castro, Pessoa) numa perspetiva comparada e interdisciplinar, nas suas relações com o teatro, a leitura literária e a tradução. Desde 2012 que direccionou a sua pesquisa para a área das Humanidades Médicas, na dupla dimensão de investigação e ensino, no âmbito do Projecto interdisciplinar “Narrativa e Medicina” (CEAUL), com uma linha de trabalho articulando o teatro à Medicina Narrativa. É co-coordenadora científica do Curso “Narrativa e Medicina” onde lecciona “Narrativa e Comunicação”.

É membro fundadora da rede de investigação em leitura literária LÉA! – Lire en Europe aujourd’hui, Presidente da APEF (Associação Portuguesa de Estudos Franceses) e Presidente da Assembleia-Geral da APLC-Associação Portuguesa de Literatura Comparada.

Dirige a revista Carnets e é co-directora da colecção editorial “Exotopies” nas Edições Le Manuscrit (Paris) e da colecção “Diálogos em Tradução” nas Edições Pedago (Lisboa).

Para além de muitos artigos em revistas de renome inter/nacionais, é autora da obra Mallarmé hors frontières (2007), e coeditou entre outros: Lumières de Camus (2012), Art et création chez Théophile Gautier, L’Exil et le royaume. De Camus à Vergílio Ferreira (2013), Les Possibilités d’une île, Close Vs distant reading (2014), A viagem de traduzir (2014), Contar (com) a Medicina, Maux écrits, mots vécus : traitements littéraires de la maladie (2015), L’Étranger, Exotopies de Barthes (2016).

Ensaio: O segredo em literatura e medicina: por uma ética da partilha
Maria de Jesus Reis Cabral, Marie-France Mamzer
Dossiê 29: Tecidos do Humano - Literatura e Medicina