Estudar as produções literárias para crianças e jovens, considerando sua relação com a cultura, com a história e a evolução social. Perspectiva, que nos leva a pesquisar os liames que a literatura infantil estabelece com as outras artes, com as produções culturais, neste mundo representado por novos e diferentes meios de linguagens, novas mídias e diferentes suportes, o que requer atenção aos aspectos referentes à literaridade, considerando que o caráter estético/literário está não somente na perícia do uso da linguagem, como também nos elementos sócio-culturais.
Em última instância, a pesquisa pretende o aprofundamento das reflexões sobre as relações que as crianças (diante do hibridismo de códigos e linguagens) estabelecem com a linguagem literária, o que implica uma reflexão acerca da natureza e especificidade da literatura infantil e juvenil, tendo em vista a sua função social, ideológica e estética e a mediação necessária para a formação do leitor literário.
Ao buscar tal nível de correlação, estaremos operando nos domínios dos Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, no estabelecimento de relações intra e extra-literárias, enfrentando a complexidade de interação de linguagens e colocando em conexão diferentes sistemas e culturas e revitalizando semioses de produção, mediação e recepção.
O Grupo tem certificação no CNPq.
Coordenadora:
Prof.ª Dra. Maria Zilda da Cunha
http://lattes.cnpq.br/4302400907230914
PRODUÇÕES DO GRUPO
Clique aqui para acessar o SITE OFICIAL do grupo.
Clique aqui e aqui para acessar os antigos sites do grupo.