SEJAM MUITO BEM-VINDAS E BEM-VINDOS AO CELP!   

foto da placa Edifício Prof. Antonio Candido de Mello e Souza: Roseli Cardoso (Biblioteca Florestan Fernandes).

“Passeio” com a obra de Hans Christian Andersen na USP

“Passeio” com a obra de Hans Christian Andersen na USP

– Exposição de Acervo –

A Biblioteca Florestan Fernandes, da Universidade de São Paulo, abrirá ao público a exposição de seu acervo constante da obra de Hans Christian Andersen, o mais famoso escritor dinamarquês. O evento ocorrerá de 3 a 28 de abril na própria Biblioteca, que fica no coração da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP.

No mês, celebra-se em mais versos a literatura infantil. A data de 2 de abril é dedicada ao Dia Internacional do Livro infantil e juvenil em homenagem ao escritor dinamarquês, Hans Christian Andersen, que nasceu nesse dia. No Brasil, o notório escritor Monteiro Lobato, também tradutor e adaptador de vários contos de Andersen, nasceu em 18 de abril, quando se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil. Ambas as datas são motivo de estimulo à leitura desde a mais tenra idade. O autor de O Patinho Feio, A Princesa e a Ervilha, A Pequena Seria, O companheiro de viagem, dentre outros clássicos da literatura mundial, merece ser ainda mais conhecido pelos leitores brasileiros, razão por que os pesquisadores do Centro de Estudos Comparados, da FFLCH-USP promovem a exposição.

O evento é destinado a um público para além das fronteiras da USP, particularmente aos alunos da Rede Oficial de Ensino. Essa é uma iniciativa de alunos de pós-graduação do Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, sob a coordenação da Profª. Dra. Maria Zilda da Cunha, que preside o Grupo de Pesquisa, Estudos, Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens (GPEPLCCJ), e sob a organização do doutorando Euclides Lins de Oliveira Neto, que pesquisa a literatura de Hans Christian Andersen.

Os pesquisadores recolheram valiosas obras de autoria de Andersen no acervo da Biblioteca Florestan Fernandes, (e em seus acervos particulares) figuras recortadas produzidas pelo Escritor, teses ou dissertações de temas afins, objetos, recortes de jornais e peças de seus acervos pessoais, para a referida exposição.

A comissão de curadoria e realização é composta pelos alunos: Euclides Lins de Oliveira Neto (doutorando), Paulo Cesar R. Filho (mestrando), Cristina Casagrande (Mestre), Avani S. Silva (Doutora em Estudos Caboverdianos); Marinês S. Mendes (Assessoria do CELP).

A exposição conta com o apoio da BFF (FFLCH-USP), Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, CELP e Grupo de Pesquisa de Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens

(GPPLCCJ).

Informações: https://plccj.wordpress.com/blog

Para visita em grupos, embora a Exposição se explica por si só, deve-se agendar um horário pelos emails: saufflch@usp.br ou bibfflch@usp.br . Fone (11) 3091.4377.