Caminho para Tolkien - LISTA DE ESPERA!

Ronald Kyrmse fala sobre o autor de O Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien)

O famoso escritor das aventuras da Terra-média, J. R. R. Tolkien, é considerado tanto pelo público geral quanto pelo universo acadêmico como o expoente da literatura de fantasia contemporânea. Ciente da grande importância do autor – ou “professor”, como é referido por conta de seu trabalho, especialmente como docente de filologia na Universidade de Oxford (1925-1945) – o Grupo de Pesquisas de Produções Culturais para Crianças e Jovens da FFLCH/USP (PCCJ – FFLCH/USP) inicia, em 2017, o Ciclo de Palestras “O Fantástico e Seus Arredores” com o grande tolkienista brasileiro Ronald Kyrmse, notório pelo relevante trabalho como consultor, revisor técnico e tradutor da maioria das obras do universo tolkieniano no Brasil.        

Em janeiro deste ano, J. R. R. Tolkien completaria 125 anos, e seu primeiro romance de aventuras de fantasia, O Hobbit (1937), fará 80 anos de seu primeiro lançamento no dia 21 de setembro. O Grupo de Pesquisas PCCJ (FFLCH/USP/CNPq), coordenado pela professora Dra. Maria Zilda da Cunha, busca, com a presença de Kyrmse, aprofundar conhecimentos sobre o gênero conhecido como fantasy, que seduz cada vez mais o jovem leitor e espectador no Brasil e no mundo.

Aliando a mitopeia (mythopoeia em grego) – termo que apareceu pela primeira vez na Poética de Aristóteles (335-323 a.C.) e se refere à arte de fabricar mitos com base na criação de um único autor (ou um número restrito de autores) – aos contos de fadas, o criador dos hobbits proporcionou histórias que encantam o mundo todo – de crianças a adultos – gerando novas produções artísticas com base em seus escritos – como as trilogias cinematográficas O Senhor dos Anéis (2001-2003) e O Hobbit (2012-2014), dirigidos pelo neozelandês Peter Jackson.

Ao mesmo tempo em que atrai um grande público de consumo de massa, a obra do autor não se enquadra em uma chamada paraliteratura ou literatura de folhetim, que corresponderia à literatura de massa do ponto de vista qualitativo. Ao contrário, os escritos do professor proporcionam um vasto, profundo e complexo universo mítico, romanesco e linguístico que dá espaço para aprofundados estudos em diversas áreas do saber, especialmente na de estudos comparados de literatura.

Data: 10 de fevereiro de 2017
Horário: das 14h às 18h
Local: Sala 107 – Prédio de Letras FFLCH/USP
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Butantã
Atividade gratuita - 110 lugares
Clique aqui para se inscrever
Certificado válido também para as AACC

Sobre J. R. R. Tolkien

O britânico John Ronald Reuel Tolkien (1892-1973), lutou na Batalha do Somme, na Primeira Guerra Mundial, e trabalhou como filólogo e professor universitário na Universidade de Oxford, Inglaterra. Casou-se com Edith Bratt, em 1913, com quem teve quatro filhos.

J. R. R. Tolkien é autor das obras de fantasia O Hobbit e O Senhor dos Anéis e de outras como O Silmarillion e Contos Inacabados, editadas pelo seu filho Christopher Tolkien.

Sobre Ronald Kyrmse

Ronald Eduard Kyrmse, natural de Curitiba (PR), é um dos mais antigos e notórios tolkienistas do Brasil. É membro da The Tolkien Society e atuou como consultor e/ou tradutor em mais de vinte obras de J. R. R. Tolkien lançadas no País. É autor do livro Explicando Tolkien (2003), e, atualmente, está traduzindo o livro The Adventures of Tom Bombadil, de J. R. R. Tolkien, editado pelo casal de tolkienistas Wayne Hammond e Christina Scull. 

Canal no Youtube: Tolkien Talk

Teses e dissertações sobre Tolkien: Biblioteca Digital USP
 

Sobre o Grupo de Pesquisa de Produções Literárias Culturais para Crianças e Jovens (PLCCJ – FFFLCH/USP)

O Grupo de Pesquisa de Produções Literárias Culturais para Crianças e Jovens (PLCCJ – FFFLCH/USP), coordenado pela Professora Dra. Maria Zilda da Cunha, homologado e certificado pelo CNPq, conta com mais de 30 pesquisadores doutores, jornalistas, editores, roteiristas, professores e técnicos de educação e de arte e tecnologia. Esse grupo investiga de uma perspectiva interdisciplinar produções literárias para crianças e jovens e seus diálogos intertextuais, considerando a relação que estabelecem com a cultura, a história e a evolução social.

Acesse também o blog do grupo