Data de início
Data de término
Descrição

O Projeto Ciclo22, proposto pela Reitoria da Universidade de São Paulo, tem por objetivo reunir em uma única plataforma as atividades relacionadas ao bicentenário da independência do Brasil e ao centenário da Semana de Arte Moderna e do movimento modernista. A iniciativa almeja ainda criar um ambiente de discussão sobre o futuro que se deseja construir para o país. Nesse contexto, o Grupo de Pesquisa Timor-Leste: literatura, política e sociedade, juntamente com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), estão organizando o “Fórum: Horizontes Comunitários de Língua Portuguesa”, a ter lugar de modo semipresencial (a confirmar) na USP, de 17 a 20 de maio de 2022. A data é sugestiva, pois nesta ocasião comemoram-se também os 20 anos da soberania de Timor-Leste e da promulgação de sua Constituição, onde se reconheceu o português como língua oficial daquela jovem nação.

Independente desde em 1822, O Brasil e as outras colônias portuguesas cuja independências foram reconhecidas somente a partir de 1974 formam uma grande comunidade de língua portuguesa tão abrangente que se constitui com um grande abraço ao globo terrestre, do Brasil a Macau, de Cabo Verde a Timor-Leste. Essa comunidade produz em língua portuguesa literatura, música e cinema, em larga escala e com excelente qualidade.  Nesse sentido, o “Fórum: Horizontes Comunitários de língua portuguesa” pretende refletir sobre o futuro dessa comunidade e de sua produção literária e artística que compreende o período entre 2022 e 2122, de modo a questionar o que há em comum, além da língua portuguesa, entre essas regiões/comunidades.

Folder
Banner com fundo azul escuro e com as informações sobre o evento em amarelo e branco, informações na descrição, em formato de texto. Há uma imagem posicionada à esquerda do banner sobre a comemoração de 3 anos de independência do Timor-Leste.