Data de início
Data de término
Descrição

Organização: Profa. Dra. Fátima Bueno, Profa. Dra. Edimara Lisboa e Dra. Ma. Penélope E. A. Salles

Realização: Grupo de Pesquisa Colonialismo e Pós-colonialismo em Português (CPCP)

Apoio: Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (CELP); Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH-USP

Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação, professores de ensino básico e universitário, profissionais e pesquisadores de estudos literários e interessados em geral

Inscrições para receber certificado: Pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH/USP

Período de inscrições: 09/05/2022 (09:00) a 15/05/2022 (23:59) pelo Sistema Apolo

Neste ano de 2022, de tão importantes efemérides para as literaturas e as artes de língua portuguesa, o Grupo de Pesquisa Colonialismo e Pós-colonialismo em Português (CPCP) vem integrar as homenagens à escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís (1922-2019).

Autora do Porto, nascida em Vila Meã (Amarante), a “des-concertante Agustina”, nas palavras de Eduardo Lourenço, iniciou a carreira literária em 1948, com o romance Mundo fechado. O romance seguinte, A Sibila, publicado em 1953, angariou os prêmios Delfim Guimarães e Eça de Queirós e consolidou a potência renovadora da romancista, tornando-se um título incontornável da ficção portuguesa contemporânea.

O estilo único, potente e paradoxal de Agustina perpassa suas inúmeras obras e continua desconcertando leitores e promovendo debates.

Convidamos a todos para celebrar conosco o legado da grande romancista e perscrutar alguns aspectos de sua obra multifacetada por outros campos da escrita literária, como a dramaturgia e o cinema, em duas mesas com pesquisadores agustinianos.

Mesa 1 (14h-16h): O legado de Agustina

Profa. Dra. Anamaria Filizola (UFPR)

Profa. Dra. Patrícia da Silva Cardoso (UFPR)

Profa. Dra. Viviane da Silva Vasconcelos (UERJ)

Debatedora: Profa. Dra. Catherine Dumas (Sorbonne Nouvelle Paris 3)

Apresentação: Profa. Dra. Fátima Bueno (USP)

Mesa 2 (17h-19h): Agustina, autora múltipla

Prof. Dr. Rodrigo Valverde Denubila (UFU)

Prof. Ms. Rodolfo Pereira Passos (UNESP)

Profa. Ma. Fernanda Barini Camargo (UNESP)

Debatedoras: Profa. Dra. Edimara Lisboa (UNESP) e Dra. Ma. Penélope E. A. Salles (USP)

Folder
anner com informações sobre o evento, em tons claros e com uma imagem da autora Agustina ao lado direito.