A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) convidam para o webinar:

O poder da representação na literatura colonial: o caso de Moçambique

Ministrada pelo Prof. Dr. Francisco Noa:

É uma das mais importantes referências nos estudos sobre as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, em especial, sobre a literatura colonial em Moçambique.

De nacionalidade moçambicana, é crítico e professor universitário. É doutor em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (2001) pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e tem atuado no magistério superior desde 1992, bem como na pós-graduação, em nível de mestrado e de doutorado, em universidades moçambicanas e estrangeiras. Tem participado assiduamente de congressos internacionais, é autor de dezenas de artigos e tem publicado obras ensaísticas e de crítica literária em Moçambique, Portugal e Brasil. Foi ganhador do Prêmio BCI de Literatura (2015), foi membro do júri do Prêmio Camões (2006, 2007) e do Prêmio Oceanos (2017, 2018).

Foi diretor e investigador (2012-2015) do Centro de Estudos Sociais Aquino de Bragança em Maputo. É investigador associado da Universidade de Coimbra (Portugal). É consultor na área de educação, comunicação e liderança. Ocupou vários cargos de gestão em instituições de ensino superior em Moçambique, recentemente foi reitor (2015-2020) da Universidade Lúrio (UniLúrio).

É autor de várias obras, dentre as quais destacam-se: Literatura Moçambicana - Memória e Conflito, Maputo, Livraria Universitária, 1997; A Escrita Infinita, Maputo, Livraria Universitária, 1998; Império, Mito e Miopia. Moçambique como invenção literária (tesde de doutoramento), Lisboa, Caminho, 2002; A Letra, a sombra e a Água. Esanios & Dispersões, Maputo, Texto Editores, 2008; Perto do Fragmento, a Totalidade. Olhares sobre a literatura e o mundo, Maputo, Ndjira, 2013, entre outras.

Banner de divulgação do evento, com informações presentes na descrição, e uma foto do professor, em preto e branco, na parte superior.