Local

Esse Encontro inscreve-se no âmbito de um projeto de pesquisa sediado no Crepal (Centre de Recherches sur les Pays Lusophones – Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3), com a participação de docentes-pesquisadores da França, Portugal e Brasil. Seu escopo inicial – La République des Lettres au XVIIe siècle. Itinéraires lusophones – dialogues / connexions – ampliou-se ao longo dos encontros anuais que desde então ocorreram em Lisboa e Paris.

Nosso IV Encontro, sob o tema “Bibliotecas, livrarias, arquivos: circulações letradas nos séculos XVI-XVIII – espaço lusófono”, ocorrerá entre os dias 29 e 31/10/2019, na Biblioteca Brasiliana da USP, organizado sob os seguintes eixos temáticos:

1. Do escrito ao livro. Conferência: Fernando Bouza.
  2. O papel do papel. Conferência: Roger Chartier.
  3. Os livros reunidos. Conferência: Diogo Ramada Curto.
  4. Bibliotecas lusitanas. Conferência: Neil Safier.
  5. A circulação dos livros portugueses. Conferência: Pierre-Antoine Fabre.
  6. Arquivo e memorialização no século XVIII. Conferência de encerramento: João Adolfo Hansen.

Comissão científica:

Adma Muhana (DLCV-USP)

António Camões Gouveia (CHAM-Universidade Nova de Lisboa)

Carlos Zeron (DH-USP)

Ilda Mendes dos Santos (Crepal - Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3)

Iris Kantor (DH-USP)

Isabel Almeida (FLUL-Universidade de Lisboa)

Data: 29 a 31/10/2019

Local: Auditório István Jancsó – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – USP – São Paulo

Conferencistas e palestrantes convidados

Banner de divulgação do evento, com informações presentes na descrição, e pinturas de livros e pessoas escrevendo ao lado esquerdo.