Culturas de Língua Portuguesa no Mundo - bate-papo com os estudantes do Ensino Médio, em fase de escolha profissional, durante a Feira USP e as Profissões. Link para o vídeo.

No próximo dia 02 de setembro, das 10h às 11h, as professoras doutoras Rejane Vecchia e Paola Poma, da diretoria do CELP, recebem a doutoranda e mestra Jacqueline kaczorowski (USP) e o prof. doutor Maged El Gebaly (Univ. Assuan/Egito, Univ. Porto/Portugal) durante a edição digital da Feira USP e as Profissões

Professores convidados:

Sobre Jacqueline Kaczorowski - Doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras CiênciasHumanas da Universidade de São Paulo, sob orientação de Rita Chaves, concluiu o mestrado na mesma área em 2017. Foi docente do curso de Graduação em Letras da Universidade de Aswan (Egito) durante o ano letivo 2017/2018, responsável pelas disciplinas Literaturas de Língua Portuguesa, Teoria Literária e Produção de gêneros textuais acadêmicos. É membro do grupo de pesquisa PIELAFRICA, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura, Literatura e Sociedade, Literaturas de Língua Portuguesa, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.​​​​​​​

Sobre Maged El Gebaly - Atualmente investigador no Program​​​​​​​a de Pós-doutorado do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal) e professor coordenador - Aswan University.Possui doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2012), doutorado em Língua Espanhola (Linguística)- Ain Shams University (2011), mestrado em Língua Espanhola (Linguística) pelo Instituto Caro y Cuervo (2005), e graduação em Língua Espanhola, Língua Árabe e Língua Inglesa - Ain Shams University (1999).

​​​​​

Sobre Paola Poma - Paola Poma é professora de literatura portuguesa na Universidade de São Paulo. Fez graduação e doutorado-direto na mesma universidade sobre a obra do poeta modernista Fernando Pessoa. Pesquisa a poesia do século XX e XXI dando destaque aos seguintes poetas: Fernando Pessoa, Mário de Sá -Carneiro, Sophia de Mello Breyner Andresen, Herberto Helder e Adília Lopes. Fez pós-doutoramento na Universidade Nova de Lisboa em 2012. Dentre suas pesquisas destaque-se o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade. É vice-diretora do CELP.

Sobre Rejane Vecchia - Professora doutora RDIDP da Universidade de São Paulo na área de Literaturas Africanas de  Língua Portuguesa. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Araraquara (1987), graduação em História pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado (1994) e doutorado (2000) em Letras pela Universidade de São Paulo. Realizou dois estágios de pós-doutoramento: um na Faculdade de Letras da Universidade Federal da Bahia (2002-2006), Bolsista PRODOC/Capes e um de curta duração na Université Paris Sorbonne (2014). Atualmente, exerce o cargo de diretora do Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa da FFLCH/USP e é vice-coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África: Novos Horizontes (FFLCH/USP). Vice-diretora do Centro de Estudos Africanos (CEA) da USP em 2019. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa no período de setembro de 2015 a dezembro de 2017. Possui experiência na área de Letras, com ênfase nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, história, cultura, sociedade e utopia concreta. Orienta mestrado e doutorado.​​​​​​​ É diretora do CELP.

Leia no Jornal da USP

Feira USP e as Profissões 2021 será on-line, nos dias 2 e 3 de setembro

Pelo segundo ano, devido à pandemia de Covid-191, a feira acontece em versão digital, totalmente gratuita, com lives, estandes virtuais, vídeos exclusivos e informações sobre cursos e políticas de permanência estudantil.
Nos dias 2 e 3 de setembro, todas as unidades de ensino e pesquisa, museus e institutos da USP participarão da Feira USP e as Profissões 2021. Pelo segundo ano consecutivo, a feira será realizada virtualmente, respeitando as restrições ainda necessárias para grandes eventos presenciais.
Com uma programação dinâmica e interativa, repleta de lives, bate-papos, vídeos exclusivos e conteúdos culturais, a feira oferece ao jovem informações sobre os 142 cursos de graduação da Universidade, seus oito campi, além dos museus e órgãos de cultura.
A participação no evento é totalmente gratuita e não demanda inscrições prévias, bastando acessar o site uspprofissoes.usp.br.

1. informação externa à matéria