INTRODUÇÃO
O CELP é o mais antigo centro de estudos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Fundado em 13 de setembro de 1954 (inicialmente Instituto de Estudos Portugueses, passando a se chamar Centro de Estudos Portugueses dez anos mais tarde), o Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa reúne pesquisadores da USP e de outras universidades, nacionais e estrangeiras, viabilizando projetos de investigação, eventos acadêmicos e publicações cientificas, difundindo conhecimentos sobre países e comunidades que falam o português, tudo isso a partir de uma perspectiva interartística, intercultural e transdisciplinar, de maneira a abrigar o mundo das literaturas e da culturas de língua portuguesa, suas intersecções históricas com a brasileira e os diálogos que estabelecem com outras artes, outras culturas e outros saberes.
A presença do CELP se justifica cada vez mais em nossa Universidade: tem-se a notícia de que é, neste momento, falada por mais de 260 milhões de pessoas, sendo a 4a língua mais falada no mundo, atrás apenas do mandarim, do espanhol e do inglês. É língua oficial em vários países e falada em diversas comunidades lin guísticas pelo mundo, além de ser uma das línguas oficiais da União Europeia e ensinada como língua estrangeira nos países membros do Mercosul. Se confirmadas as projeções demográficas das Nações Unidas, em 2050 haverá quase 400 milhões de lusofalantes em todo o mundo, número que deverá aumentar para cerca de 500 milhões no final do século. (RTP Noticias - http://bit.ly/2wzwfjf)
Criado por ocasião do IV Centenário da Cidade de São Paulo e fruto de acordo entre a Universidade de São Paulo e o Instituto de Alta Cultura (atual Instituto Camões), o CENTRO DE ESTUDOS DAS LITERATURAS E CULTURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (CELP) constitui o mais antigo Centro da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Inicialmente nomeado Instituto, deve sua existência ao empenho do Professor Antônio Soares Amora ao obter a doação do acervo sobre a Cultura Portuguesa que serviria à Exposição Comemorativa do IV Centenário de São Paulo.
O IEP (Instituto de Estudos Portugueses) foi importante no ensino e divulgação da Literatura Portuguesa na USP e no Brasil, pois outras universidades brasileiras (em Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte) o tomaram por modelo. Mais tarde, passou a se chamar CEP (Centro de Estudos Portugueses) e, a partir de 2007, o nome foi alterado para CELP - Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa.
Atualmente, o Centro é dirigido pelas professoras doutoras Rejane Vecchia da Rocha e Silva e Paola Poma e desenvolve as seguintes atividades, no âmbito da pesquisa, ensino, difusão cultural, acervo e publicações:
- Grupos de Pesquisa: diversos grupos de estudos das áreas de Literatura Portuguesa, Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa reúnem-se periodicamente nas dependências do CELP, sendo esta uma atividade muito produtiva para corpo docente e discente. Nesse sentido, o CELP oferece apoio logístico direto ao desenvolvimento das mais recentes pesquisas em suas áreas de atuação.
- Cursos Extracurriculares: o CELP, em parceria com a Seção de Cultura e Extensão da FFLCH, promove com regularidade cursos extracurriculares voltados ao público interno e externo à USP. Os cursos são ministrados por professores vinculados ao Centro.
- Eventos: o CELP é parceiro de diversos eventos, principalmente os relacionados às Áreas de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e de Literatura Portuguesa. No primeiro semestre do ano de 2014, o CELP promoveu, entre outros, os seguintes eventos: “Cravos de Abril: 40 anos depois”; “O amor que eu levei de Santiago – um roteiro da Lírica Medieval”; “O desafio inter-pessoal: da Literatura para a Medicina”.
- XIV Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa: o Encontro acontece desde o ano 2000 e é voltado principalmente à divulgação das pesquisas realizadas pelos alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) vinculados ao programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.
- Revista Via Atlântica: revista semestral em versão impressa e digital. Está em preparação a edição online do número 26 da revista. A Via Atlântica é referência nacional na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Literatura Comparada e detém conceito A1 na avaliação da CAPES-Periódicos. O endereço eletrônico da revista é: http://www.revistas.usp.br/viaatlantica
- Revista Crioula: revista semestral dos alunos de pós-graduação da área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, fundada em 2007, possui conceito B3 na avaliação CAPES-Periódicos. http://www.revistas.usp.br/crioula/index
- Revista Literartes:
- Acervo de obras relacionadas às Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: o CELP possui um significativo acervo de livros e periódicos que funcionam como fonte de consulta para pesquisadores nacionais e estrangeiros. Tal acervo foi incrementado em 2010, com a doação, pela família, de obras e documentos, ainda em fase de catalogação, pertencentes à Profa. Dra. Maria Aparecida Santilli, pioneira no estudo das Literaturas Africanas no Brasil.
Texto produzido por ocasião do aniversário de 80 anos da USP, ano em que este site foi criado.
foto da placa Edifício Prof. Antonio Candido de Mello e Souza: Roseli Gomes Cardoso (BFF/FFLCH/USP)