Membro há

2 meses 1 semana
Capa:
capa
Descrição:

"Frei João Gwann Xerri, hoje e sempre!" é um encontro em que os convidados darão testemunho a respeito deste maltês, naturalizado brasileiro, cidadão paulistano, de conexões internacionais, militante da solidariedade internacional que apoiou causas e lutas emancipatórias dos povos de África do Sul, Haiti, Timor-Leste, povos indígenas do México e de outros países da América Latina e apoiador e incentivador dos Movimentos Sociais no Brasil. Mais informações: https://fflch.usp.br/8373

Minibiografia dos convidados:

Adriano Diogo é geólogo sanitarista formado pela USP. Iniciou sua militância política em 1963. Participou da resistência à ditadura militar e da luta pela anistia. Ex-parlamentar de São Paulo, é dele a iniciativa em conceder o título de Cidadão Paulistano a Frei João Xerri. Ativista de Direitos Humanos, preside a Comissão Nacional da Verdade e da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo "Rubens Paiva". Com outros militantes e artistas denominados Geração 68 tem se dedicado ativamente manter viva a memória, transmitir às gerações posteriores o legado deixado por militantes e artistas como Marília Pêra, Ruth Escobar, Sérgio Mamberti, Zé Celso Martinez Corrêa, Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso e tantos outros quanto à necessidade de se defender a retomada da democracia no país.

Cristina Azevedo é filha de Lília Azevedo (in memorian), que com o Frei João e outros companheiros, formaram o Grupo Solidário São Domingos. Bióloga de formação, trabalha com conservação da biodiversidade e planejamento ambiental.

Frei José Fernandes Alves, OP é provincial da Ordem Dominicana no Brasil, mora em Goiânia, é especialista em Direitos Humanos, militante junto aos Movimentos Sociais, apoia e assessora o MST, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), coordena a Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil e é da coordenação do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno.

Sérgio Abreu é membro do Grupo Solidário São Domingos, mestre em Políticas Públicas pela FLACSO, pós-graduado em Gestão Pública com ênfase em Gênero e Raça pela UFOP. Licenciado em Filosofia, pós-graduado e professor de Teologia no Centro Diocesano de Formação para o Laicato – Diocese de Jundiaí, no curso de Teologia para agentes de pastoral da Região Episcopal Lapa na Arquidiocese de São Paulo e consultor em economia solidária e políticas sociais em algumas prefeituras.

Silvio Luiz Sant'Anna é doutor em Antropologia e mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP. Diretor do CEAP/Comunicação e Educação à Autonomia Popular e organizador do livro "Timor Leste - Este país quer ser livre". Militante das causas ecológicas e dos Direitos Humanos. Pesquisador da religação dos saberes, da sociodiversidade inclusiva brasileira, da integração entre natureza e cultura. Graduado em História, especialista em Marketing e em Ciências Sociais.

Data:
Classificação:
Homenagem