O presente minicurso intitulado "Da negritude ao todo-mundo: diálogos entre a literatura brasileira e as artes visuais no contexto da mundialidade" se propõe, primeiramente, a considerar as questões surgidas com o movimento da Negritude, da década de 1930, até chegar, em um segundo momento, ao pensamento do Todo-mundo (Tout-Monde) de Édouard Glissant. Além disso, refletiremos sobre os diálogos e intersecções entre a literatura brasileira e as artes visuais contemporâneas. Desta forma, o fio condutor de nosso curso será a poética de alguns autores brasileiros contemporâneos, como Edmilson de Almeida Pereira, Adão Ventura, Marcelo Ariel, Ricardo Aleixo e Conceição Evaristo, em diálogo com as artes visuais, especificamente os trabalhos de Paulo Nazareth, Jaime Lauriano e Rosana Paulino, entre outros. Assim sendo, seguiremos uma proposta teórico-investigativa que transitará entre as principais linhas reflexivas que buscam pensar as questões que giram em torno inicialmente do movimento da negritude, até o todo-mundo, no contexto da mundialização, tal como pensado por Glissant. Por fim, visamos contribuir com os Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa ao propormos uma abordagem especulativa transdisciplinar e interartística que transitará pelos domínios da estética, da filosofia, da história, da geografia e cultura, tendo como eixo condutor a experiência literária.
Data de início
Data de término
Local
Edifício Prof. Antonio Candido de Melo e Souza (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, sala 103, Cidade Universitária)
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