Membro há

9 anos 3 meses
Descrição:

Enquanto gênero, o nonsense é bastante difundido na literatura brasileira e latino-americana, dentre eles autores e artistas como Qorpo-Santo, Renato Pompeu, Manoel Carlos Karam, Manoel de Barros, Arthur Bispo do Rosário, Sérgio Medeiros, Sousândrade, Macedônio Fernandes e Wilson Bueno, entre outros. No entanto, apesar dessa disseminação, são poucos os estudos acadêmicos sobre o gênero nonsense no Brasil e sobre os escritores que a ele se dedicam. Desta forma, esta jornada terá como objetivo difundir as pesquisas sobre o gênero nonsense no Brasil de modo a diminuir essa lacuna entre produção literária nonsense e pesquisa acadêmica, propiciando um espaço profícuo de diálogos entre investigadores do assunto.

O público-alvo são estudantes de graduação e pós-graduação em Letras, bem como pesquisadores de todos os níveis com interesse em literatura nonsense. Tendo em vista o fato de o grupo situar-se na linha de pesquisa de Literatura e outras formas do saber, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH-USP, a proposta da Jornada está aberta a áreas que estabeleçam diálogos com os estudos literários, compreendendo diversas expressões artísticas como cinema, séries, quadrinhos etc. e outros campos do conhecimento como filosofia, história, filologia, ciências sociais, entre outros.

Organização: Grupo de Estudos sobre Literatura Nonsense e Grupo de Pesquisa em Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens.

Coordenação: Profa. Dra. Maria Zilda da Cunha.

Data:
Classificação:
Jornada