Os desafios em face da pandemia (XX EECLLP)

A pandemia causada pelo novo coronavírus gerou muitos desafios. Para superá-los, é necessária a adoção de políticas de Estado robustas que reconheçam os obstáculos e suas consequências. A vida intelectual está entre os setores mais afetados, uma vez que os contatos pessoais presenciais foram impossibilitados e o acesso a livrarias e bibliotecas interditado, entre outros percalços, dificultando ainda mais a produção do saber, já afetada pelas condições de sobrevivência.

Se a rede mundial de computadores propiciou soluções para os encontros, também inundou os dispositivos com cursos online, podcasts e conversas por aplicativos de reunião. O medo, o cansaço e as desigualdades geradas pela pandemia muitas vezes levaram à paralisia das pesquisas, mas, em sentido contrário, também propiciaram a procura virtual por bibliografia mais recente e em outras línguas que não o português, além do acesso a debates em várias partes do mundo.

O XX Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa visa debater principalmente essas questões no universo da crítica e do estudo comparatista das literaturas e culturas em português. Dessa forma, questões como a discussão da bibliografia oriunda das recentes publicações online, as novas percepções da produção literária em português no contexto mundial e o impacto das novas tecnologias no fazer artístico e na crítica literária serão bem acolhidas como propostas de comunicação pelo Encontro. São, portanto, convidados pesquisadores e discentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa a inscreverem trabalhos no âmbito desta área de estudo e pesquisa que focalizem:

• O século XXI e a literatura dos outros séculos: efemérides e memórias

• Literatura, cultura e política

• Escrita e novas mídias

• A escrita de si em tempo de isolamento

• Literatura e outras artes

• Literatura para crianças e jovens

• Literatura, educação e ensino


CADERNO DE RESUMOS

PROGRAMAÇÃO GERAL


CLIQUE E CONFIRA AS ATIVIDADES ABERTAS AO PÚBLICO:

Link de transmissão: https://youtu.be/tkIYe1wZB2s

Link de transmissão:
https://youtu.be/Ulp1_y-_7Vs

​​​

Link de transmissão:
 https://youtu.be/dhc884cpBms


Aproveite e visite o site do


Acesse também as chamadas para publicação da Revista Via Atlântica:

DOSSIÊ 42: OS LUSÍADAS 450 ANOS - 

ORGANIZAÇÃO: Prof. Dr. Cleber Vinicius do Amaral Felipe (Universidade Federal de Uberlândia), Prof. Dr. Jean Pierre Chauvin (Universidade de São Paulo) e Prof. Dr. Marcelo Lachat (Universidade Federal de São Paulo).

 PRAZO PARA ENVIO DAS SUBMISSÔES: 22 de fevereiro de 2022.

 

DOSSIÊ 43: SEXO E SENSIBILIDADES ERÓTICAS NA LITERATURA LUSO-BRASILEIRA DE OITOCENTOS E DA BELLE ÉPOQUE 
 

ORGANIZAÇÃO: Fernando Curopos (Université Sorbonne Nouvelle) e Helder Thiago Maia (Universidade de São Paulo).

PRAZO PARA ENVIO DE TRABALHOS: 30 de abril de 2022