Literatura em Moçambique: investigações críticas é projeto um composto de entrevistas, ou conversas, nas quais professores/as e pesquisadores de literatura moçambicana podem falar sobre seu percurso acadêmico, profissional e sua produção crítica e bibliográfica, abordando o trabalho crítico, a construção dos objetos de estudo, o dia-a-dia da pesquisa, etc.
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação em Letras e áreas afins; público em geral interessado em literatura moçambicana.

Na segunda atividade deste projeto,
convidamos pesquisadores, docentes, estudantes, professores e demais leitores para um bate-papo coma Profa. Doutora Fátima Mendonça, docente aposentada da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo. Desde 2007 é investigadora integrada do CLEPUL da Universidade de Lisboa. De 1977 a 2010, lecionou várias disciplinas, entre as quais Literatura Moçambicana, Literatura Comparada, Literaturas Africanas Comparadas, História da Crítica Literária, Retórica e Poética, Literaturas da África Austral e Literatura e Outras Artes. Autora de significativa obra crítica sobre a História Literária de Moçambique, de que resultaram várias publicações sob a forma de ensaios e livros, é também
examinadora externa e professora convidada em várias universidades africanas, brasileiras e europeias.
A conversa será mediada pelo Prof. Doutor Ricardo Pedrosa Alves, docente do curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa com pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro tendo estudado o campo de pesquisa das literaturas africanas no Brasil. A apresentação será da Profa. Dra. Ana Beatriz Braun, docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e atualmente em estágio de pós-doutorado na Universidade de São Paulo sob supervisão da profa. Rita Chaves.


REVEJA A CONVERSA COM A PROFA. FÁTIMA MENDONÇA.