Mensagem de aviso

Este formulário está fechado para novos envios.

De volta outra vez: 80 anos de O Hobbit

Numa toca no chão vivia um hobbit”, assim escreveu numa folha em branco o aclamado autor de fantasia, J. R. R. Tolkien, dando origem a O Hobbit (1937), uma aventura que marcou a história da literatura infantil mundial. Ao lado de clássicos ingleses do gênero fantasia para crianças, como Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol (1865), O Vento nos Salgueiros, de Kenneth Grahame (1865), e Ursinho Pooh, de A. A. Milne (1926), o primeiro romance lançado por Tolkien traz características próprias e únicas em relação aos seus predecessores, tornando-se um clássico da categoria.

Aproveitando o ensejo das comemorações de 80 anos de lançamento de O Hobbit, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) faz uma exposição, na Biblioteca Florestan Fernandes, das obras de Tolkien, em especial sobre a aventura de Bilbo e seus treze anões amigos, além de teses, dissertações e outros estudos sobre o tema. A exposição contará com obras emprestadas por leitores, acervos das bibliotecas da Universidade de São Paulo e da editora WMF Martins Fontes.

A exposição é coordenada pela Professora Doutora Maria Zilda da Cunha, do Grupo de Pesquisa de Produções Culturais e Literárias para Crianças e Jovens (CNPq) e conta com a organização de Cristina Casagrande de Figueiredo Semmelmann, Diego Genu Klautau, Euclides Lins de Oliveira Neto, Paulo César Ribeiro e Marinês Mendes.

Em ocasião da exposição, contaremos também com as palestras sobre a cosmovisão no legendário de Tolkien, com o Professor Dr. Diego Klautau (FEI–SP), Carlos Caldas (PUC-MG)* e o Professor Dr. Cristiano Lopes (UPM–SP) e sobre o trabalho do tradutor nas obras tolkienianas com a Professora Dra. Lenita Rímoli (DLM–FFLCH/USP), Reinaldo Lopes (Folha de S.Paulo) e Ronald Kyrmse (Tolkien Society). 

Veja também no Youtube

Inscrições para as palestras: Traduzindo Tolkien e Cosmovisão em Tolkien

Valor R$10,00 com emissão de certificados - 60 vagas