De certa forma, estudar e difundir as literaturas e as culturas dos países e comunidades que falam oficialmente o português, bem como a investigação acadêmica das variantes linguísticas desses países, caracteriza uma ação de inserção social de modo permanente, num mundo onde a globalização excludente valoriza as matrizes linguísticas e culturais dos países hegemônicos em detrimento dos países em desenvolvimento sobretudo de América Latina, África e Ásia. No entanto, a realidade política, econômica e educacional brasileira têm imposto desafios aos quais o grupo de pesquisadores que circulam pelo CELP vêm buscado responder através da produção acadêmica e da inserção militante e cidadã pela transformação social. Elencamos algumas das ações realizadas em consonância com o escopo deste Centro no período de 2018 – 2022:


2022 - Engajamento de uma parte da equipe CELP em atividades sindicais e de outra parte no Coletivo USP PELA DEMOCRACIA. O Coletivo está reunindo docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, pós-doutorandos e alguns funcionários com o objetivo de chamar a atenção da comunidade uspiana quanto ao risco do aprofundamento do obscurantismo em nosso país: abandono e desrespeito à Constituição Federativa do Brasil, laivos constantes de volta à censura e ao cerceamento da liberdade de imprensa, crise das instituições políticas, má gestão no trato da pandemia que fez vítimas pessoas da comunidade USP, entre funcionários, docentes, alunos e familiares, pautas privatistas também na área da educação e que virão afetar a excelência da Universidade de São Paulo. 


2021 - Bate-papo |Culturas de Língua Portuguesa no Mundo - bate-papo durante o USP e as Profissões edição digital 2021. Sob o título "Culturas de Língua Portuguesa no Mundo", o bate-papo com os estudantes do Ensino Médio em fase de escolha profissional, aconteceu no dia 02 de setembro de 2021, durante a edição digital da Feira USP e as Profissões, com  a doutoranda e mestra Jacqueline Kaczorowski (USP). Jacqueline fez um relato de como sua vivência como aluna da graduação e pós-graduação na universidade pública promoveram muitas experiências profissionais, entre elas, a de docente na Universidade de Assuan (Egito). 


 

2021 - Live solidária |Na raiz, a fome! |Live solidária: bate-papo sobre a tese de doutorado de Luzia Barros PPG-ECLLP 
Organizador: Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa
Instituições que o CELP apoia {Link 2}:
Armazém do Campo/MST
Arsenal da Esperança
Conjunto Residencial USP/CRUSP
Movimento de Defesa dos Favelados.

Mais informações: http://e.usp.br/itd.


2021 - Homenagem à Frei João Gwann Xerri, hoje e sempre.
Homem de conexões internacionais, tinha aliados em vários pontos do mundo, e tudo que lhe caía em mãos de importante - denúncias de violações de direitos humanos, causas solidárias, luta dos sem terra e sem teto, movimentos libertários – ele cuidava de divulgar com uma presteza exemplar, e isto antes mesmo de existir internet.

Extrato do texto JOÃO XERRI, MILITANTE DA SOLIDARIEDADE, escrito pelo frade dominicano e escritor Frei Betto, a respeito do Frei João Gwann Xerri, falecido em decorrência de complicações do Covid-19 em 30 de maio de 2021, em Goiânia, Goiás.

Mais informações em: http://e.usp.br/i7n.


Foto: Marcos Santos/USP Imagens

2019 - 13ª Feira USP e as Profissões 

13ª Feira USP e as Profissões – edição capital, realizada no Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque Cientec) em agosto de 2019. O CELP participou em todos os dias do evento (incluindo o sábado), mantendo a tradição iniciada em 2017, brindando os visitantes com exemplares da Revista Via Atlântica e lâmina informativa sobre o Centro, além do recrutamento de monitores que auxiliaram no estande da FFLCH e divulgação do evento em suas redes.


 

2019 - O grupo coordenado pela professora Vima Lia Rossi Martin somou-se às atividades da Exposição Libertas: Leitura e Literatura nas Prisões, uma iniciativa do Fórum Cultura, Trabalho e Cidadania e Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania. Ao todo, serão três ambientes para visitação: “Cárcere e a Literatura”, “Literatura no Cárcere” e, por fim, as “Políticas de Livro, Literatura e o Sistema Prisional”. Ver em: https://bvl.org.br/exposicaolibertas-fica-ate-20-de-outubro-na-bvl/


2019 - Recepção aos Calouros. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Apresentação do CELP por meio de um folder, brinde aos calouros com exemplares da Revista Via Atlântica, orientações gerais sobre o evento. Ver em: https://imagens.usp.br/escolas-faculdades-e-institutos-categorias/facul…


2018 - Campanha de doação Remição de Pena pela Leitura
LAELL - Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura Literária

O Travessia foi um projeto de remição de pena pela leitura que buscou apresentar a literatura para as mulheres encarceradas na Penitenciária Feminina da Capital. Para o encerramento deste primeiro ciclo de trabalho, foi realizada uma campanha de doação de minidicionários de Língua Portuguesa e giz de cera ou lápis de cor. Porque elas são ávidas por sinônimos, antônimos e buscam cada vez mais uma intimidade própria com as palavras. Para colorir o que estiver ao alcance. Ver: https://jornal.usp.br/?p=190898
Período para doações: de 05 a 30 de novembro
Local: Salas 100/101 - Edifício Prof. Antonio Candido de Mello e Souza (Letras) Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa
Coordenadoras: 
Fernanda M.S. Barreiros 
Profa. Doutora Vima Lia Rossi Martin



Nos tempos de Gungunhana. Textos originais: Ungulani Ba Ka Khosa. Criação e interpretação: Klemente Tsamba.

2018 – Festival Yesu Luso – Teatro e Dramaturgia em Português, realizado entre 8 e 18 de novembro, nos SESCs Santo Amaro, Campo Limpo e Vila Mariana. Doação de 62 ingressos para estudantes e professores, além de um ônibus gratuito que sai do Sesc Consolação em direção ao Campo Limpo e a Santo Amaro, que foram oferecidos pelo SESC São Paulo, via Agência Fática.  A campanha foi divulgada no facebook do CELP, em 07 de novembro de 2018 (https://bit.ly/3npto3Y).
O Centro colaborou na logística de distribuição dos ingressos. Relação das peças:
“A Casa de Bernarda Alba” (Portugal) – 30 ingressos 
“A Linha” (Macau) – 10 ingressos 
“Os Cadernos de Kidzu” (Brasil) – 4 ingressos 
“Esquizofrenia” (Cabo Verde) – 4 ingressos 
“Nos Tempos de Gungunhana” (Moçambique) – 4 ingressos 
“A última viagem do Príncipe Perfeito” (Angola) – 10 ingressosMais sobre o Festival: https://portugaldigital.com.br/festival-yesu-luso-2018.../ 

 


2018 - 12ª Feira USP e as Profissões 

12ª Feira USP e as Profissões – edição capital, realizada no Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque Cientec) em agosto de 2018.

A Feira é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU), na qual as Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade, distribuídas em estandes, prestam esclarecimentos aos estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular t sobre os cursos e a infraestrutura oferecida. Na ocasião foram oferecidos exemplares da Revista Via Atlântica em doação aos visitantes, alunos e professores de língua e literatura que visitaram o estande da FFLCH, com o objetivo de proporcionar um contato inicial com uma publicação acadêmica. 

Mais informações: https://www.fflch.usp.br/836


2018 - Relato de Experiência sobre o curso:  "Lei 11.645/08: Curso de extensão e cultura ERA UMA VEZ TRÊS". 

Matéria produzida pela STI-FFLCH (Seção Técnica de Informática) em 22/12/2017, sobre o curso de extensão e cultura "Era uma vez três: diversidade, leitura e práticas pedagógicas na perspectiva da lei: 11.645/08", oferecido no 2o semestre de 2017 pelo DLCV - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da FFLCH/USP, em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa; CELP (Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa); NAP (Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África).

Link para a matéria: https://youtu.be/QO4yyJar88U.


2018 - FFLCH realiza matrícula dos calouros

Ação: recepção aos calouros, apresentação das atividades do CELP, brinde de exemplares da Revista Via Atlântica. 

A Faculdade ofereceu 1.669 vagas em seus cinco cursos de graduação. Deste total, a Unidade reservou 618 para oriundos de escolas públicas autodeclarados pretos, pardos e indígenas, EP e PPI. 

Ver em: https://www.fflch.usp.br/349